terça-feira, 2 de março de 2010

Como escolher uma ração?

Pensava eu que andava a dar comidinha boa à minha Bekas quando me chamaram a atenção de que apesar de ser comida de marca... não era apropriada e nem de perto era de qualidade...
Comecei a pesquisar na net algumas petshops que vendessem outras rações... mas eram tantas... Qual seria a melhor? Que ingredientes deveria procurar? Que ingredientes não deveriam conter?











Foi então que encontrei no site da Petness uma breve, MAS MUITO BOA, explicação de como escolher uma ração.
Vou transcrever o texto porque, para mim foi muito útil e penso que será de grande utilidade para os leitores amantes de animais e que querem o melhor para eles.

«Como escolher uma ração?
O que deve saber antes de mais nada:
Por norma, os ingredientes de uma ração estão dispostos numa ordem quantitativa decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está presente na ração em maior quantidade e por aí adiante.
Deve, por isso, dar especial atenção aos primeiros 5 ingredientes de uma composição, onde deve estar incluída a proteína de origem animal (carne de frango ou peixe).

A evitar:
* Sub-produtos animais: tratam-se de penas, bicos, patas, órgãos etc., menos digeríveis e de menor qualidade que a carne propriamente dita. Evite sempre que possível rações com sub-produtos.
* Carne vs Farinha de carne: a diferença entre estes dois termos é muito importante, pois a farinha de carne é já desidratada e a sua quantidade na composição é a quantidade real existente na ração. Quando está indicado, por exemplo, 25% de carne de frango em vez de farinha de frango, a percentagem realmente presente no saco é bem menor, pois esta teve que ser desidratada para se transformar em ração seca. Se estiver a ler termos em inglês, Meal significa farinha de carne e meat é apenas carne.
* Cereais: uma ração sem cereais é sempre preferível, pois estes não fazem parte da alimentação natural dos cães e gatos, e são por isso menos digeríveis. No entanto, rações com 0% de cereais são um luxo e, logo, mais caras. Mas pode encontrar uma excelente ração com cereais incluídos na composição. A questão que deve ter em conta é que tipo de cereais estão presentes e em que quantidade. Os menos aconselhados são milho (corn), trigo (wheat), o seu derivado glúten e soja (soy/soybeans).
* Ingredientes não especificados: sempre que estiver indicado um termo geral tal como carne, gordura animal, cereais etc., sem identificação do animal ou cereal em causa, desconfie!
* Conservantes químicos (BHA, BHT, ethoxyquin): um pormenor que não deve ser descurado, pois está presente, infelizmente, em muitas marcas de ração do mercado, mesmo nas mais conceituadas, e pode ser perigoso para a saúde dos animais. Existem conservantes naturais como o rosmaninho, que não são prejudiciais, mas é mais barato e simples usar os químicos, potencialmente cancerígenos. A evitar absolutamente!

Mais-valias:
* 0% de cereais: tal como explicado acima, não é obrigatoriamente negativo conter cereais, mas se não tiver nenhum, melhor!
* Ómega 3 e ómega 6: contêm DHA e EPA que fortalece a saúde da pele e torna o pêlo mais brilhante e saudável.
* Glucosamina e Condroitina: estes "palavrões" são mais-valias para fortalecer os dentes, ossos e articulações, especialmente importante para raças grandes.
* Vitaminas e Minerais: uma ração que tenha uma grande variedade de vitaminas e minerais é sempre preferível a uma que tenha poucos. São extras que fazem diferença na escolha de uma ração.
* Frutas e vegetais: o princípio é o mesmo que em relação às vitaminas e minerais. As frutas e vegetais nem sempre estão presentes numa ração e são importantes para a saúde do animal. Quantos mais melhor! Quando falamos de vegetais, não estamos a incluir milho ou outro tipo de cereais.
* Óleo de girassol: trata-se de um óleo muito saudável e benéfico. Encontrá-lo numa ração é bom sinal.»

5 comentários:

Joanissima disse...

Olá Jú.

Qual foi a ração por que te decidiste, então?

disse...

Joanissima,
do lado direito coloquei algumas Petshops onde agora faço as minhas compras.
Neste momento só posso comprar júnior. Neste caso:
Da Goldpet já comprei Schesir.
Da Petzoo acabei de encomendar da Advance.
E para a semana vou mandar vir da Petness: Enova, Nutragold e Acana.

São todas boas, têm uma boa relação qualidade/preço.
Estou a comprar diferentes porque quero ver qual é que a minha gata gosta mais e para diversificar a alimentação dela.

Sissamar disse...

Olá Jú! Pois é, a ração influencia bastante na saúde dos nossos animais. Tenho tb um cão que quase ficou sem pêlo nenhum, por causa de uma racção que lhe dávamos e que ele fez alergia. Levámo-lo ao vet. que assim que olhou para ele disse que era alergia á racção, mudámos para a Eukanuba mas de veterinário não a do supermercado (pois tb há diferença apesar de ser a mesma marca)e ficou bom e com um pelo muito mais bonito e que cai muito menos.
Já a Luna é o ke sabes, ainda andamos a fazer testes. Agora tb estou á espera de uma que encomendei, para fazer a experiência.
Beijocas :P

Mena Lima disse...

Pois eu para os meus peludinhos todos não mudo é Royal Canin Adulto e Kitten e o pêlo deles pode-se vêr como está lindo, sedoso e brilhante:)

disse...

Sim Mena, eu acredito que a Royal Canin seja muito boa.
Mas existem outras marcas também muito boas, quiça melhores, e ligeiramente mais baratas, como a Orijen, a Acana e a Fish4Cats.
=D