quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bolas de Pêlo

















«As bolas de pêlo são acumulações de pêlo que se produzem nos gatos quando estes lambem a pelagem durante as suas frequentes limpezas diárias.

Acontece que a língua dos felinos apresenta uma série de papilas gustativas muito rugosas que actuam como uma autêntica escova que arrasta os pêlos mortos, e que uma vez engolidos misturam-se com os restos de alimento e secreções gástricas formando assim as ditas bolas no estômago.

O pêlo morto vai transitar pelo tracto digestivo e normalmente, ou é excretado pelas fezes, ou é expulso pelo vómito.

Uma vez que o pêlo não é facilmente digerido a situação complica-se quando se formam massas compactas de pêlo de maiores dimensões que ficam retidas no lumem intestinal. Esta situação pode provocar uma obstrução no intestino que, ainda que rara, é grave e pode exigir intervenção cirúrgica.

Estão mais predispostos à formação de bolas de pêlo os gatos que se lambem excessivamente, por exemplo:
- quando manifestam alterações comportamentais induzidas por stress (a chegada de uma nova mascote, mudança de casa, etc.);
- devido à presença de parasitas externos;
- gatos de pêlo longo (o Persa, Bosques da Noruega, Himalaio...);
- e os que vivem com outros gatos, que além de realizarem a sua auto-limpeza lambem outros animais.

Para o controlo das bolas de pêlo existem no mercado produtos para administração oral, geralmente apresentados sob a forma de pastas de alta palatibilidade, com propriedades lubrificantes e laxantes que permitem a eliminação eficaz das bolas de pêlo pelas fezes.
Também há actualmente disponíveis alimentos comerciais ricos em fibras vegetais elaborados para facilitar a passagem do pêlo pelo tracto gastro – intestinal.

No entanto a prevenção mais eficaz obtém-se com a escovagem frequente do animal, indispensável para gatos de pelo longo, e sobretudo nas fases de mudança estacional da pelagem (Primavera e Outono).»
Soluções:
- Escove o gato diariamente.
- Dê uma banho uma vez por mês.
- Coloque pó talco no pêlo do seu gatinho.
- Compre uma pasta de malte e dê um bocadinho todos os dias.
- Compre comida própria para bolas de pêlo.

Fonte:

0 comentários: