sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ciclo Reprodutor






















As gatas apresentam o seu primeiro cio, geralmente, entre os 6 e os 9 meses de idade, podendo variar entre os 5 e os 12 meses.
O inicio da actividade ovárica encontra-se influenciado por vários factores. Regra geral, as gatas requerem um mínimo de 12 h de luz por dia para começar o ciclo e um peso mínimo de 2,3 a 2,5 kgs.

No entanto, as gatas não devem ser cobertas no primeiro cio, uma vez que nessa altura não têm ainda um desenvolvimento corporal adequado, sob pena de comprometer a sua vida reprodutiva futura ou, em casos extremos, de colocar a sua vida em risco.

A vida reprodutiva de uma fêmea pode chegar aos 14 anos ou mais embora as ninhadas tendam a ser mais pequenas e as crias mais débeis.

O início de um ciclo (cerca de 1 a 2 dias) caracteriza-se por uma atracção do macho sem receptividade sexual.
Segue-se a fase de cio, com uma duração de cerca de 6 dias, mas também bastante variável, em que as gatas manifestam um comportamento típico: vocalização repetida, roçam a cabeça e o pescoço nos objectos e nas pessoas, rolam no chão, ficam mais carinhosas, começam a urinar mais, e as vezes urinam em jactos para marcar território (como os machos), arqueiam o dorso e desviam a cauda para o lado.
O macho possuí feromonas, cujo odor também fazem algumas gatas entrarem no cio.

A ovulação da gata é induzida pelo coito embora nalguns casos possa ocorrer espontaneamente devido a picos hormonais estimulados por sinais de presença de um macho como a existência de feromonas no ambiente, ou seja, regra geral, uma gata apenas ovula quando cruza com um macho.

Se não acasalar os cios repetir-se-ão várias vezes ao longo do ano, normalmente entre Janeiro e Outubro, com um intervalo de 2 a 3 semanas, e podem durar, em média, 6 dias.

Se não pretende que a sua gata tenha descendência o melhor será esterilizá-la e evitar o desconforto que cios repetidos podem representar para ambas.

Caso não queira ser tão radical mas também não deseja que a gata entre no cio, o veterinário da sua gata pode interrompê-lo facilmente com um tratamento hormonal.
Existem pílulas que se dão às gatas de 15 em 15 dias e existe, também, uma injecção hormonal que tem uma durabilidade entre 5 a 6 meses.

É aconselhável intervalar as gravidezes da sua gata em 1 ano... isto para não prejudicar a saúde da sua gata, para deixar o organismo dela voltar ao normal e para que os seus filhotes nasçam bons exemplares.

0 comentários: