quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Toxoplasmose
















A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.

No Gato:
Este parasita unicelular tem de passar por um hospedeiro intermediário e por um definitivo, que é sempre o gato e APENAS O GATO. O toxoplasma só consegue produzir oocistos (ovos) infectantes no intestino do gato.

Os gatos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos.

Os gatos contraem toxoplasmose por comerem carne crua ou caça (ratos, pássaros, etc) que contenham alguma das 3 formas infectantes deste parasita.
Neste caso os gatos excretarão através das fezes oocistos infectantes 3 a 10 dias após a ingestão de tecidos infectados. Esta excreção pode durar até 14 dias após a 1ª exposição do gato ao parasita.
MAS APÓS ESSE PERÍODO É POUCO PROVÁVEL QUE O GATO EXCRETE DE NOVO, pois tal como os humanos, o gato desenvolve imunidade contra o toxoplasma.

No Humano:
O ser humano é infectado após ingerir oocistos expelidos através das fezes de gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasita (através de fezes de ovelhas, vacas e porcos).

O ser humano serve portanto de hospedeiro intermediário. Nele o parasita enquista nos músculos ou outras partes do organismo. Mas esta infecção é geralmente assintomática.

Muitas pessoas podem contrair toxoplasmose e não se aperceber disso. Uma vez exposto à doença, o ser humano desenvolve imunidade contra o parasita e raramente torna a adoecer com toxoplasmose.
Isto é confirmado através de uma análise sanguínea a qual revelará que a pessoa é seropositiva em relação a esta doença.


Na Grávida:
O caso complica-se se a mulher grávida não é seropositiva quando engravida.
Neste caso ela não deve contrair toxoplasmose pela 1ª vez durante os primeiros 3 meses de gravidez (após este período os riscos são significativamente menores).

Apanhar toxoplasmose durante o 1º trimestre de gravidez equivale ao risco do bebé nascer com graves deformações neurológicas ou mesmo retardamento mental.

É muito comum os médicos das grávidas mandar livrarem-se dos seus gatos! Instalam o medo e o pânico na grávida! NÃO É PRECISO!
As mulheres grávidas devem evitar o contacto com as FEZES DO GATO e não com o GATO!

Na gravidez para o tratamento usa-se espiramicina, pirimetamina e sulfadiazina, para controlar a multiplicação do toxoplasma gondii, mas também deve ser fornecido ao paciente ácido fólínico ou levedura de cerveja, para regularizar o sistema imunológico.


Soluções:
Existem muitas maneiras de minimizar o risco de contrair toxoplasmose:

- Cozinhe muito bem a carne pelo menos 15 a 20 m antes de a consumir. Tanto as carnes de vaca como o porco e o borrego podem transmitir a doença se consumidas cruas ou mal cozinhadas.
- Evita o leite não pasteurizado de vaca, cabra ou ovelha, também pode conter oocistos.
- Mantenha o seu gato exclusivamente em casa, não permita que ele consuma o que caça nem lhe forneça carne crua.
- Alimente o seu gato com rações comerciais apropriadas.
- Desparasite regularmente o seu gato.
- Elimine, diariamente, as fezes do caixote, utilizando luvas.
- Lave, regularmente, o caixote do seu gato, usando luvas.
- Quando jardinar, use sempre luvas.
- Ferva água não potável antes da sua utilização.
SE SEGUIR ESTAS INDICAÇÕES NÃO TEM QUE RECEAR O SEU GATO. ESTIME-O, NÃO O ABANDONE!

Fontes:
Wikipédia
Arca de Noé

1 comentários:

Alma disse...

Adorei este post, útil sem dúvida!
Eu quando engravidei não era imune á Toxo, e tinha e tenho um gato (lindo!!!), como sou de uma família de médicos e a minha gine-obstreta é minha "avó" e tem anos e anos de carreira (mais de 50)tudo foi feito com muita calma, não me livrei do gato apenas não cuidava dele, pois o mal não é só nas fezes mas sim com tudo o estilo de higiene que os gatos têm, eles lambem-se e espalham os parasitas por tudo o corpo.